quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Mitos e Verdades Sobre as Drogas








1- Maconha não vicia? MITO: apesar de ser uma droga com baixa incidência de dependência, ela tem sim potencial para viciar seus usuários. Estima-se que 10% dos que experimentam maconha acabem se tornando dependentes; o número para quem experimenta heroína chega a 90%. "Em geral, quem começa mais cedo tem mais risco de se tornar dependente, assim como de desenvolver quadros psicóticos, de alucinações e delírios", informa Thiago Marques Fidalgo, psiquiatra do Hospital A.C.Camargo.


2- O ecstasy é uma droga leve que não causa dependência? MITO: embora reconheçam que o ecstasy está entre as drogas com o menor potencial de causar dependência, os especialistas evitam classificar a droga como 'leve' por causas dos riscos à saúde que provoca. "Mas de fato ela é muito usada de maneira eventual, 'recreacional', em festas, e no restante do tempo o usuário leva uma vida normal", diz o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, coordenador do Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes), da Unifesp.


3- Fumar provoca câncer; álcool não? MITO: "O álcool é o segundo fator de risco modificável para cânceres, só fica atrás do cigarro", alerta Thiago Marques Fidalgo, psiquiatra do Hospital A.C.Camargo. Os fatores "modificáveis" são os que advêm dos hábitos das pessoas; os demais são fatores genéticos. "O perigo do cigarro é muito divulgado, mas os efeitos tóxicos do álcool podem provocar câncer por onde ele passa: boca, pescoço, cordas vocais, esôfago, fígado, intestino", diz o médico. Quanto maior o consumo, maiores os riscos.



1- Jovens são a parcela da população que mais consome drogas? VERDADE: estudos epidemiológicos mostram que o consumo de drogas ilícitas é mais elevado entre a população de até 24 anos. Para algumas drogas específicas, porém, a distribuição é diferente. "No caso das anfetaminas, por exemplo, o maior consumo é entre mulheres na faixa dos 40 anos. Já o consumo de álcool é distribuído por todas as faixas etárias", afirma o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, coordenador do Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Unifesp.

2- Maconha pode causar câncer e problemas do coração? VERDADE: a maconha possuiu substâncias cancerígenas semelhantes às presentes no tabaco, muitas delas numa concentração bem superior às do cigarro. "A questão fica menos importante na maconha porque algumas pessoas chegam a fumar um maço de cigarro por dia, mas ninguém fuma tantos baseados", explica o psiquiatra Ivan Mario Braun. Segundo o médico, outro efeito que aproxima a maconha do cigarro é, a longo prazo, provocar prejuízos ao sistema cardiovascular. Quem já tem alguma doença do coração corre ainda mais riscos, pois no momento do consumo a maconha acelera os batimentos.

3- Álcool é droga que mais mata no mundo? VERDADE: no mundo e no Brasil, o álcool é a droga com maior índice de mortalidade e de morbidade, ou seja, de incapacitação do usuário. "O álcool é fator de risco para uma série de doenças. Embora muitas drogas levem à morte, em termos de saúde pública o álcool é a mais grave porque o consumo é elevado", afirma a psiquiatra Camila Magalhães, do Grupo de Estudos de Álcool e Drogas do Hospital da Clínicas da USP. Segundo a médica, cerca de 80% da população consome álcool; o número de usuários de drogas ilícitas gira em torno de 1%, com exceção da maconha, que fica por volta de 7%.

4- A tendência ao alcoolismo é hereditária? VERDADE: estima-se que 40% do risco de uma pessoa ter problemas de alcoolismo pode ser explicado por questões genéticas, afirma a psiquiatra Camila Magalhães, do Grupo de Estudos de Álcool e Drogas do Hospital da Clínicas da USP. "É um fator relevante para o abuso e dependência tanto de forma direta, de haver certos genes ligados ao problema, quanto indireta, ou seja, traços de personalidade que predispõe ao vício", diz. Também exercem influência fatores ambientais, como a idade em que se iniciou o consumo (quanto mais jovem, maior o risco da dependência) e o padrão de consumo.

5- Fumar cigarro é pior para a saúde que maconha? VERDADE: claro que os efeitos vão depender dos hábitos de consumo, mas, de forma geral, o cigarro é pior porque tem um número muito mais elevado de substâncias tóxicas, afirma Thiago Marques Fidalgo, psiquiatra do Hospital A.C.Camargo: "Essas substâncias do cigarro causam alto índice de câncer nas vias aéreas e provocam um forte vício". Além disso, há quem fume mais de um maço de cigarro por dia, quantidade difícil de ser consumida por um usuário de maconha.



Fonte: 

https://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2012/10/22/maconha-vicia-veja-mitos-e-verdades-sobre-drogas.htm#fotoNav=24


Autora: Rita de Cássia





2 comentários:

  1. Muito bom, bem explicado e de fácil entendimento!

    ResponderExcluir
  2. Tritanium Rocks - Stacks - Titsanium Art - T-anium
    Tritanium Rocks is titanium forging an original vintage T-Bone and I hope tube supplier you enjoy titanium cookware playing this game. titanium ring for men See the details ford escape titanium 2021 below.

    ResponderExcluir